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quinta-feira, 31 de julho de 2008

Direitos Humanos

O MEC instituiu, em 31 de maio de 2006, seu Comitê de Direitos Humanos, visando mapear, articular e fomentar ações que promovam a discussão e o reconhecimento dos valores dos direitos humanos em todos os níveis de educação.


Tem como objetivo discutir a vinculação entre educação e direitos humanos.


Planos de ação governamentais com a participação do MEC


· Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), elaborado em 2003 – define ações educativas em defesa dos direitos humanos de: afro-descendentes, indígenas, portadores de deficiência e jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas.
· Programa Brasil sem Homofobia, lançado em maio de 2004 – promoção do respeito à diversidade sexual através de campanhas de combate à violência homofóbica nas escolas.
Programa Ética e Cidadania.


Responsabilidade da Secretaria de Educação Básica – criação, nas Escolas, de Fóruns que congreguem alunos(as), educadores(as) e membros das comunidades para discutir temas como ética, cidadania, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.


· Ações educativas em direitos humanos que englobam a formação de profissionais e alunos sobre o tema.
· Lançamento de um banco de dados de experiências de promoção de direitos humanos nas universidades, contendo informações sobre parcerias já existentes entre a Universidade e as organizações da sociedade civil, cursos e projetos de extensão, de especialização, projetos e linhas de pesquisa em direitos humanos.


Fonte: portal MEC.


EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E DIREITOS HUMANOS – QUAL A RELAÇÃO?
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5 comentários:

Anônimo disse...

Os Direitos Humanos possibilitam o acesso ao cidadão à educação na faixa etária acima dos 15 anos. Assim o Ensino de Jovens e Adultos veio para resgatar a dignidade do ser humano com o direito à aprendizagem, à todos que não tiveram oportunidade de frequentar a escola no período normal.

Bartira Andrade disse...

Os Direitos Humanos possibilitam às pessoas acesso à educação formal mesmo que estejam em outra fase de suas vidas. Dessa forma o EJA vem contribuindo para resgatar a auto-estima dessas pessoas valorizando suas experiências e pricipalmente buscando despertá-las para uma consciência cidadã.

Anônimo disse...

Segundo Sérgio Haddad doutor em educação: Educar para a construção de uma sociedade plena em direitos requer provocar, estimular educadores e educandos a pensarem sobre sua própria realidade, a realidade de sua comunidade, de seu País e do mundo.
Sabemos que a educação é um fator fundamental para realização da vocação humana, e em sociedades como a nossa, marcadas pelos símbolos das letras, a educação escolar é base na formação do ser humano. Sendo assim, o EJA busca proporcionar melhores condições aos indivíduos de exercer seus direitos como cidadão.

Pró Deise disse...

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS É ALGO QUE VAI MUITO ALÉM DE OPORTUNIZAR AS PESSOAS, QUE POR ALGUM MOTIVO, FORAM IMPOSSIBILITADAS DE FREQUENTAR UMA ESCOLA A AMPLIAREM SEUS HORIZONTES.É OPORTUNIZAR O NASCIMENTO DE UMA NOVA ERA NA VIDA DE SEUS EDUCANDOS.

Ana Carla Moraes disse...

A educação de jovens e adultos é uma forma de inserir pessoas que por algum motivo não tiveram oportunidade de estudar na época dita "certa" proporcionando uma experiencia tão positiva que estas simples pessoas tem como benefício o resgate da sua auto-estima, compreensão da sua cidadania, consciência do seu valor enquanto pessoa além da alegria e prazer de poder compartilhar experiencias completamente enriquecedoras ao lado de outras pessoas que compartilham dos mesmos desejos e sonhos...